Hi quest ,  welcome  |  sign in  |  registered now  |  need help ?

Facebook


JFK dá um tiro nos sonhos de Nixon e é eleito presidente! Família Kennedy na lua com vitória presidencial.

Written By Tiago Lacerda on sábado, 6 de novembro de 2010 | 6.11.10

“Hoje vai ser uma feeeesta! Bolo e laranjada muitos doces para ti...” é ao som do clássico “Parabéns” da dupla Batatinha & Companhia que se comemora a vitória de John F. Kennedy nas presidenciais norte-americanas. Por toda a sede de campanha, palhaços com o símbolo dos democratas dançam e disparam sonoros tiros para o ar (qualquer dia ainda alguém se aleija com esta brincadeira...), e a familia Kennedy abraça-se chorando de emoção. JFK venceu Nixon depois de uma campanha difícil. Por todo o lado se difunde a ideia de que esta vitória se deve ao bom desempenho de JFK na televisão, mas John não vê as coisas desta forma e cavaleirescamente prefere dar o mérito ao adversário “Eu não fiz nada de especial. Limitei-me a ser bem parecido, simpático e bem educado, o normal portanto. O trabalho para a minha vitória quem o fez todo foi o Richard que suou que nem um porco durante a entrevista”. Os sons de “Oing Oing” que em seguida encheram a sala impediram-me de perceber o que este verdadeiro gentleman estava a dizer, embora seja verdade que mesmo que não houvesse imitações de ruidosos suínos a invadir a sala, o facto de JFK insistir em pôr um dedo no nariz de forma a este ficar em forma de porquinho enquanto falava comigo também não ajudava a comprensão.

À medida que o presidente é cumprimentado telefonicamente por todos os grandes líderes mundais, a sua família começa a aproveitar-se de ser a familia do presidente. Com estes olhos de jornalista que a ciência há-de preservar para sempre, vi eu dois imberbes Kennedys apalparem as senhoras do catering que iam passando. Tudo bem, eram realmente aquilo a que nos anos 20 se chamava de “jeitosas”, mas isso não é razão para lhe encherem a blusa de baba de camelo e lhe irem lambendo os peitos enquanto a senhora exasperada exclama que só quer trabalhar.

Quando um fax chegado da redacção me avisou que Nixon estava prestes a entrar na sua sede de campanha, saí e dirigi-me à mesma. Quando lá cheguei o contraste entre o ambiente das duas sedes não podia ser mais distinto. A sede de campanha de Nixon parecia um antigo ginásio abandonado. A música era inexistente, o ar era frio e um cheiro a suor impregnava o ar. Correntes de ar carregadas de tristeza e planos para arrombar hotéis começados por W levaram Nixon até ao pódio onde a custo proferiu o seu discurso de derrota.

Enquanto Nixon (ainda a suar como eu nunca vi ninguém) fazia o seu discurso mais e mais pessoas foram aparecendo para apoiar o vencido candidato à presidência dos Estados Unidos. Achei estranho foi que todos insistissem em vir vestidos de negro e em entrar pelas janelas superiores como se isto fosse um assalto qualquer. Deve ser por causa desta demoníaca moda dos ninjas!

Finalizada a cobertura das eleições dirigia-me para casa ao pé coxinho (era sexta-feira e eu às sextas vou sempre para casa ao pé coxinho) quando tropeçei num sinal de propaganda e caí. Estendido no chão com uma perna ferida, dei por mim a contemplar a lua cheia dessa noite. Quão longe estaremos de chegar à Lua? De atingir o céu? Não sei, a humanidade ainda deve demorar, mas os imberbes Kennedys a esta hora já embarcaram para o céu a bordo do barco de maravilhas presente no meio das pernas da senhora do catering.

0 comentários:

Enviar um comentário