Hi quest ,  welcome  |  sign in  |  registered now  |  need help ?

Facebook


Nasceu William Shakespeare. Esperem… esperem… esperem… Morreu William Shakespeare

Written By Sérgio Pereira on sábado, 24 de abril de 2010 | 24.4.10


Escritor inglês só durou um par de horas e uma mão cheia de minutos, com mais uns 52 anos lá pelo meio.


William Shakespeare nasceu a 23 de Abril, começou logo a escrever enquanto lhe cortavam o cordão umbilical, e acabou por morrer no dia 23 de Abril. Era giro que tivesse sido tudo no mesmo ano, não era? Para ficar aquela ideia “Ah grande bebé! Devia ser um génio ou um alien para escrever umas duzentas obras em tão pouco tempo, ficar sobejamente conhecido e morrer prematuramente!”. Mas infelizmente não foi isso que se passou. Ele nasceu e morreu no mesmo dia e mesmo mês, mas ainda completou 52 primaveras. E não foram umas primaveras quaisquer, daquelas que temos actualmente, em que hoje andam aí as andorinhas a cantar debaixo de um sol bonito e amanhã já está a chover e frio e vento, um clima mesmo desagradável. Não, as primaveras que ele viveu foram a sério, daquelas com gangrena.

Mas não houve cá gangrenas que parassem Will na sua epopeia pela literatura inglesa. Talvez tivesse que fazer umas paragens por causa dos ataques do Síndrome da Redução Genital ou mesmo do Síndrome da Mão Estranha, mas no final de contas quem é que nunca sofreu isso? E muitas vezes o ataque de ambos os síndromes acontecer ao mesmo tempo? Lá está! Mas voltando ao que interessa. Há parte disso ele lá foi escrevendo, e escrevendo, e escrevendo, e construindo uma marquise… não, esperem… e escrevendo, assim é que é. Foram poemas, peças de teatro, sonetos, tragédias, comédias, histórias e textos soltos que fazia nos tempos livres. Também foi actor, mesmo um dos melhores daquele tempo a par do Nicolau Breyner. Ainda esteve prevista um trabalho em conjunto com Manoel de Oliveira, mas foi cancelado à última hora porque o britânico andava cansado. Shakespeare tinha 47 anos e o realizador português 94.

Pelo meio de tanta escrita e representação, Bill teve um casamento bastante complicado. Normalíssimo, tendo em conta que a mulher dele era a Anne Hathaway, uma reputada actriz conhecida que só fazia papéis de princesa. A fama de Anne sempre incomodou Bill, e Anne também nunca gostou do facto de a maior parte dos seus vestidos ficarem melhor em Shakespeare. Já os três filhos viveram sempre felizes neste belo ambiente familiar e tiveram grande sucesso na vida: a mais velha, Susanna, casou com um físico; a mais nova, Judith, casou com um enólogo; o do meio, Hamnet, morreu com 11 anos. Acontece, quando se tem um nome tão trágico…

Fica assim prestada esta grande homenagem a William Shakespeare, um escritor brilhante, um actor magnífico, um homem com um enorme gosto por écharpes e calções de lycra. Que descanse em paz junto do filho. O Manoel de Oliveira manda um “olá”.

0 comentários:

Enviar um comentário